Poliamor

  • 3

Já dizia o poeta: "...é impossível ser feliz sozinho." Mas, e se mesmo acompanhado não for possível alcançar a tal felicidade? E se uma só pessoa não for suficiente? É possível estar apaixonado por mais de uma pessoa ao mesmo tempo?

Estava conversando sobre livros com uma professora de Direito de Família, e ela me contou que suas leituras mais recentes estavam voltadas ao tema "Poliamor".

Eu nunca tinha ouvido falar nisso, pedi que ela perdoasse pela minha ignorância e que, se possível,me explicasse o que era isso.

E ela, meio sem graça, começou com um: "Olha, é um assunto complicado, meio polêmico..." e eu a interrompi.Como é qua algo com um nome desses pode ser polêmico, gente?  "POLIAMOR", uma das palavras mais bonitas que eu já ouvi, poli quer dizer "muito","vários",como é que "muito amor" poderia ser visto como algo ruim,causador de polêmica?

Enfim, pedi que ela continuasse. E ela me contou que é um tipo de relação em que cada pessoa tem a liberdade de manter mais de um relacionamento ao mesmo tempo, e que isso surge de um consenso entre as partes.Ou seja, todos tem conhecimento da situação e se sentem confortáveis com ela. É uma relação baseada na total honestidade.

Aí você deve estar se perguntando: Ué! Isso aí não é poligamia?? Não. A poligamia ocorre quando um homem se casa com uma mulher ou mais, e aqui no nosso País, não há essa possibilidade, porque se um homem casa com mais de uma mulher, ele está comentendo o crime de bigamia, que nada tem a ver também com o poliamor, que não exige um "vínculo legal" entre essas pessoas.

Também não vale confundir com o swing, que não envolve relações afetivas, mas apenas sexo entre casais envolvendo outras pessoas.O Poliamor nada tem de promíscuo.É sentir amor,carinho,paixão por mais de uma pessoa ao mesmo tempo.

Quanto mais eu leio sobre o assunto, menos entendo a razão de tanta polêmica.Só mesmo uma sociedade hipócrita como a nossa pode ver algum problema nisso .A traição é encarada como algo comum , quase inerente ao ser humano, enquanto um relacionamento aberto e honesto é visto como uma anomalia.

Confesso que acho bem complicado manter um relacionamento desse tipo. Acho que os envolvidos precisam ter um grau de maturidade muito grande, saber amar de forma tão "desapegada" é para poucos, mas se tem gente que consegue, que mal há nisso?

Num mundo tão intolerante e violento acho que amor nunca é demais,né?

E vocês? O que acham?

Ps: Quer ler mais sobre o assunto? Dá uma olhada na "Cartilha do Poliamorista"


Beijobeijo

Indira Lima



3 comentários:

  1. Confesso que não saberia viver numa relação assim. Sou ainda muito possessivo com relação a quem estou, por mais liberdade que a dê (e sempre dou muito, por achar que libertando é que mantenho a minha liberdade). Ainda me crivo de dúvidas, caso a companheira queira optar por dedicar-se a outro amor (será ele - ou ela, admitindo-se uma relação homoafetiva da parte da companheira - melhor do que eu, mais carinhoso[a] do que eu?).

    E você, autora, o que diz? Seria capaz de viver algo assim? Pelo entusiasmo com que fala do assunto, creio que sim, né?

    ResponderExcluir
  2. Caro Anônimo,

    como eu disse, acho que é complicado sustentar esse tipo de relação,sabe?E, respondendo à sua pergunta, eu não conseguiria viver dessa forma.Sou ciumenta e um tantinho possessiva.
    Fico entusiasmada ao ver gente tão desapegada, uma forma de amor tão livre, mas me conformo em admirar tudo isso, não penso em tentar. rsrs

    ResponderExcluir
  3. Eu nāo viveria assim. Será que os homens brasileirios conseguem? Tem muitos crimes diariamente por ciúmes no Brasil.

    ResponderExcluir

E aí,o que achou do post?