Sobre ser planta ou pedra.

  • 1






Sempre fui meio chata e metódica com uma porção de coisas .Adoro "planejamentos", listas, tabelas, gráficos...resumindo: Adoro papel!

Minha mãe diz que sou "burocrática de berço", porque eu vivia criando uma série de contratos e recibos pra ela assinar, não é à toa que fui estudar Direito.

 E ao longo da vida desenvolvi uma certa alergia à palavra "improviso", soa pra mim como algo precário, feito "a facão",como se diz aqui nas minhas bandas.

Mas, tem uma hora em que a vida não te dá tempo pra pegar o bloquinho de anotações e escrever qual o próximo passo. Ela te pega "pelo colarinho", te levanta a dois palmos do chão e diz na sua cara: "Tá vendo isso aí que você planejou? Apaga tudo e faz de outro jeito!".

No começo é desesperador. Pensar que todos os seus planos e metas milimetricamente desenhados vão direto pro lixo, porque é preciso dar lugar a outras ideias urgentemente.

Tão desesperador, que às vezes olho pra cima ( porque a visão do céu é sempre acolhedora, ou porque olhar pra baixo é meio "deprê"), e penso: "Universo, cê só pode estar de sacanagem comigo!".

Mas, cheguei à conclusão que isso deve ser uma espécie de teste, é como se,de algum modo, o Universo,Deus, Jah, Alá (ou seja lá o nome que você dá pra essa "força maior"), quisesse saber se estamos de fato "vivos" ou se estamos só fazendo figuração aqui na Terra.

Porque a maior característica dos "vivos" é a mudança. Por isso que pedra não é ser vivo, a coitada fica lá não vivendo sua não- vida pedregosa, a mercê do vento, da água, do fogo e do tempo.

Enquanto isso, até a mais primitiva das plantas está lá, criando folhinha daqui, projeto de raiz dali...

Deve ser isso!O Universo quer saber quer saber se estamos vivendo como pedras ou como plantas por aqui.

Eu me esforço pra viver que nem planta. 

Nem faço questão de ser um Jacarandá daqueles de respeito, topo ser planta de jardim, que é criada com um certo conforto, mas que sabe se esticar,se desdobrar pra fugir do sol de rachar ,que tenta se manter firme e forte quando se esquecem de aguar o jardim, que pode passar despercebida em meio às plantas ornamentais vistosas, mas que nem por isso se esquece de florescer.

E você? Já floresceu hoje?

Beijobeijo

Indira Lima


Um comentário:

  1. Que haja florações cada vez mais vistosas, mesmo para essa plantinha de jardim, sem grandes pretensões. Porque é despretensiosamente, também, que a vida acontece com toda a força.

    Beijo!

    ResponderExcluir

E aí,o que achou do post?