E eu finjo ter paciência.

  • 2



Nos últimos dias a frase "Tenha paciência" tem virado um verdadeiro mantra, que as pessoas ao meu redor insistem em repetir pra mim.

É o tipo de coisa que dizemos facilmente a um amigo, a um parente, ou até mesmo a um desconhecido apressadinho no trânsito.

Mas, quando somos nós os "destinatários" da mensagem, a coisa não é tão simples.

Muita gente pensa que sou paciente, só porque faço trabalhos manuais minuciosos e que levam muito tempo pra ficarem prontos.

Mas ,isso não tem nada a ver com paciência.

Faço por prazer,sem pressa e ,muitas vezes, me encanto mais com o processo de criação do que com o próprio produto final.

Paciência pra mim é uma coisa diferente.

Quando penso em alguém paciente, imagino um homenzinho sentado numa cadeira no meio de uma sala pequenininha , encarando um relógio sem ponteiros, e esperando alguém abrir a porta da tal sala.

É como se antes de entrar na salinha, o homenzinho tivesse tentando de tudo, gasto todas as suas energias, até que alguém disse a ele: "Não há mais nada a ser feito.Sente nessa cadeirinha e espere."

O que mais me irrita nesse negócio de ser paciente, é que esse pode ser um estado permanente.Uma coisa é ficar plantado na fila do supermercado por 10 minutos.Ok, é ruim,desagradável, mas na pior das hipóteses você sabe que só ficará por lá ,no máximo, até a hora em que o supermercado fechar.

Outra coisa é esperar ser independente, esperar ser bem sucedido, esperar viver um amor...essas coisas não tem dia marcado ,prazo pra acontecer.São os relógios sem ponteiros.

Diante disso, cheguei à conclusão de que não tenho vocação pra ser homenzinho ( no meu caso,mulherzinha), que senta na cadeirinha e espera na salinha.

Não estou aqui dizendo que essa minha necessidade de ser mais "agente" do que "paciente" é algo do qual eu me orgulhe.Às vezes isso me ajuda, às vezes me traz problemas,mas sei que isso é culpa do modo como vejo a vida.

A intensidade com que vivo,ou pelo menos tento viver, meus dias na Terra, não me permite desperdiçar meu precioso tempo com esperas intermináveis.

Talvez isso seja só "coisa da idade",talvez não.

Verdade é que nem sempre dá pra agir, fazer o que dá na telha.Tem horas em que o jeito é respirar fundo, contar até 10,20, 30, 40...o importante é que uma hora a contagem acabe, é arregaçar as mangas e fazer algo pra mudar a situação.

Que haja paciência, mas que ela tenha limite!

Beijobeijo

Indira Lima



2 comentários:

  1. Duas..paciência tbm não é o meu forte.
    Adorei o texto amiga.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Affe! Fiquei sem paciencia. O comentário tbm naum ajudou, que coisa mais sem noçaum. Se eh para comentar faça barulho.

    ResponderExcluir

E aí,o que achou do post?