Sétima arte: Ele não está tão a fim de você

  • 0

Não, o filme não está mais em exibição. Ele é de 2009.

Mas se você for um viajante do tempo, quem sabe né?

Mulheres queridas, se ele não te ligou no outro dia, não te procurou, não fez o planeta terra girar ao contrário pra ver você de novo, sente-se e encare: ele não está tão a fim de você. É nesse espírito que se desenrola o filme. O foco se divide nas histórias de 9 personagens que se cruzam, como na vida real em que "fulano é amigo de beltrano que namora cicrano que é primo de...", enfim. Todos os personagens já estão na faixa de seus 30 anos e mesmo os que já tem a vida amorosa tida como "resolvida", possuem grandes dúvidas.
Os tipos são bem triviais: o cara que não quer se casar e a mulher que só quer se casar, a solteira que não encontra ninguém legal, a chatinha solteira, o cara que casou sem estar preparado e agora precisa resistir à tentação, a mulher casada que está sempre insatisfeita, o garanhão que não quer se envolver, os exemplos são bastante próximos da vida real. Como eu já havia lido em outro lugar, o filme diz justamente que "os anseios adolescentes não são mais exclusividade dos adolescentes". Há anos atrás, até mesmo na própria adolescência, as pessoas já tinham família constituída ou eram, no mínimo, casadas. Chegar aos 30 sem tê-lo feito era atestar desastre no amor e na vida. Mas os tempos mudaram, graças a Deus (ou não).

Para uma comédia romântica, considero esse filme acima da média. Apesar de apoiado em histórias clichês, não se deixa conduzir por elas, tem sacadas interessantes, roteiro leve, divertido, de bom gosto, elenco de peso (Jennifer Aniston, Drew Barrymore, Scarlett Johansson, Ben Affleck e por aí vai), e vamos combinar que, com esses atores, a tela fica 90% do filme muito bonita. Inclusive, Scarlett Johansson e Bradley Cooper formam um casal covarde de tanta beleza e química. Nossinhora, vou te contar viu...

Desde que li o título do filme, me veio à mente a ideia um livro de autoajuda daqueles que ficam na cabeçeira de um monte de gente que resolveu virar filme. E, de fato, você se sente recebendo uma meia dúzia de conselhos deitada na num divã, só que de pessoas como você, que também atravessam dúvidas e medos em seus relacionamentos e não-relacionamentos.

Outro ponto interessante é que, no geral, as comédias românticas nos vendem uma ideia de relacionamentos perfeitos que caem do céu (e se torna quase um masoquismo afetivo assistí-las). Você tá andando na rua e, de repente, plaft, olha o amor da sua vida. Que conveniente seria se fosse assim. Mas não é. E esse filme mostra exatamente isso. Nem sempre pessoas que combinam dão certo, nem sempre uma relação se baseia nos mesmos interesses, nem sempre satisfazer o outro vai satisfazê-lo também. Nem sempre ele vai estar a fim de você. E o melhor: os finais felizes nem sempre significam acabar com um namorado, marido ou amigo colorido. Adoro a dignidade de quem também se arrisca a terminar só, em busca de um autoconhecimento que nem sempre se esconde num relacionamento a dois. Esses pequenos detalhes fazem a diferença no filme.
Por isso, achei muito fácil de se envolver, até porque, em algum momento, você vai se identificar com algum personagem. 
Mais um ponto legal é que o filme não é mórbido e apelativo, como a maioria das comédias românticas atuais. Você não vai ver as partes baixas da Scarlett Johansson nem os seios da Jennifer Aniston, por isso, desistam, garotos. Diria que esse é o tipo de filme "nem tanto nem tão pouco". Ele não é um "500 days of summer", mas também não chega a ser caricato e escatológico como um daqueles filmes de sessão da tarde. É um meio termo bastante digno. Um semi-cult da comédia romântica, eu diria.

Bom, se vocês deixarem, eu vou passar o dia inteiro falando e falando.. por isso, acho melhor encerrar por aqui! O filme está disponível pra download numa ótima qualidade e leva cerca de 2 horas (se sua internet for movida a manivela como a minha) no site do yesfilmes.org.
Um ótimo programa pra um domingão, né? Filmes são sempre uma boa pedida.
É isso, pessoal. Depois quero saber o que vocês acharam.

Beijo

Lari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí,o que achou do post?