DIY: potinho da gratidão

  • 7
Uma das mais belas e nobres virtudes do ser humano é a gratidão. Ser grato à vida, às pessoas e ao universo é uma capacidade que transcende qualquer tentativa de explicação racional. Nos meus estudos sobre o budismo, pude perceber o quanto o sentimento de gratidão é importante para nos tornar melhores, o quanto nos ajuda a reconhecer o óbvio: somos seres ligados, dependemos uns dos outros, dependemos da natureza e, portanto, devemos ser gratos a tudo que nos cerca.

Ser grato está em sorrir para as pessoas, em dizer obrigado ao empacotador do supermercado, em retribuir o carinho que alguém nutre por você, em reclamar menos e observar com mais atenção as dádivas que nos são entregues todos os dias pelo universo.

É por isso que hoje eu vim sugerir uma dinâmica super interessante, aproveitando o ensejo do ano novo que se inicia (e falando nisso, que ele seja incrível para todos vocês, leitores!) e a vontade renovada de mudar, cultuar novos hábitos e posturas: trata-se do potinho da gratidão. É muito simples de fazer e mais ainda de perceber os resultados.

Vocês vão precisar de: um potinho, lata ou recipiente qualquer, papel e caneta. A dinâmica consiste em escrever, diariamente, um motivo pelo qual você é grato. Pode ser agradecer porque o clima foi mais ameno, porque o trânsito estava livre, porque alguém especial ligou pra você, porque recebeu colo de mãe, enfim. Motivos com certeza não faltarão, o importante é observar. No final de um ano, ou mesmo de um mês, um semestre (fica a critério de cada um), é preciso abrir os papeizinhos e lê-los um a um. Eles vão evidenciar as pequenas alegrias que se amontoam diante de nós todos os dias, e para as quais, geralmente, ficamos cegos.

Isso vai ajudar a compreender o que nos faz felizes, o que podemos evitar, a quem e ao quê devemos estar atentos, enfim. Nos auxilia a ampliar a visão daquilo que é impactante em nossas vidas e mostra que a felicidade não é um bicho que se esconde tão bem assim. Ela é calminha e também está nas pequenas coisas.

Colocando a criatividade em ação, dá até para aproveitar a dinâmica e fazer o mesmo com os sentimentos ruins, só que ao invés de ler os papéis no final, seria interessante queimá-los, pra simbolizar o fim daquilo que não acrescenta em nada ao que nós somos e não nos faz melhores.

Pra entrar no clima, começo agradecendo por estar de volta, fazendo algo que eu amo: escrever. E mais ainda: escrever num espaço aconchegante, dividido com uma grande amiga e com assuntos que a gente adora falar.

Por fim, fiz uma foto do meu potinho da gratidão. Admito que ficou bem simples, não aprimorei muito a estética dele, mas acho que o principal já foi feito: implantar a ideia.


ADENDO: pessoal, para evitar qualquer equívoco quanto à autoria, gostaria de complementar dizendo que a ideia da dinâmica não partiu de mim, mas de alguém com o olhar muito apurado para a vida e que, infelizmente, diga-se de passagem, eu não conheço. Apenas implementei a ideia e resolvi compartilhar porque achei interessante, afinal,  esse tipo de coisa merece projeção.

Boa sorte para quem gostou da ideia e resolveu aderir. Me mandem foto dos potinhos de vocês e voltem para relatar a experiência. Um beijo,

Lari

7 comentários:

  1. Olá, Lari. Adorei sua idéia. Sou Budista e estava justamente buscando uma dinâmica sobre gratidão para aplicar em um reunião que realizaremos. Parabéns pelo blog. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Muito legal esta dinâmica. Gratidão.

    ResponderExcluir
  3. Olá, sou evangélica e tenho lido muito sobre a gratidão.
    Tenho feito isso um hábito nos meus dias.

    ResponderExcluir
  4. Boa Tarde Lari! Muito bacana a dinâmica. Sou Espirita e vou usa-la no meu estudo sobre Gratidão.Bem como, vou aplica-la na meu cotidiano. Vou espalha-la que e muito bom.
    Gratidão Lari!

    ResponderExcluir
  5. boa tarde! Lari,gostei das formas de expressão aqui contidas,e não poderia deixar de postar a minha,eu serei eternamente grata ao senhor e salvador jesus cristo,porque ele deu sua vida pela humanidade ,e não conheço ninguém que tenha feito isso ,em toda a historia da humanidade,portanto,para mim não há e nunca haverá outro igual.obrigada

    ResponderExcluir
  6. Muito legal! Vou fazer o meu portinho.

    ResponderExcluir

E aí,o que achou do post?